Reforma e Construção

3 formas incríveis de otimizar os espaços da sua casa

3-formas-incriveis-de-otimizar-os-espacos-da-sua-casa.jpeg
Perspectiva
Escrito por Perspectiva

Os espaços disponíveis para moradia estão cada vez mais reduzidos. Encontrar um apartamento ou uma casa com amplos cômodos tornou-se quase um milagre, já que a tendência é a redução dos espaços individuais e a ampliação dos espaços comuns. Em residências pequenas, é importante aprender a otimizar os espaços de maneira criativa e funcional.

Veja, neste post, 3 formas criativas e funcionais para otimizar os espaços da sua casa ou do seu apartamento.

1. Elimine as barreiras presentes nos ambientes

Uma casa pequena deve possuir uma planta livre. Na hora de adquirir ou alugar um imóvel, observe esse detalhe: se o espaço possuir muitas paredes que dividem o conjunto da edificação em pequenos espaços, tenha em mente que a sensação de sufocamento nesses ambientes será constante.

Ambientes integrados e abertos trazem a sensação de amplitude e respiro ao imóvel. Para dividir os espaços em uma casa ou em um apartamento de planta livre, utilize móveis baixos e invista em elementos vazados, como os cobogós e os painéis de MDF recortados a laser.

2. Pense em soluções verticais

Para otimizar os espaços de maneira funcional e prática, pense sempre em verticalizar o seu ambiente. Em vez de comprar novos móveis que ocupam espaços próximos ao chão, instale prateleiras e estantes fixas nas paredes para acomodar seus objetos.

Outra forma de otimizar os espaços da sua casa é criar um mezanino elevando a cama no quarto. Se o pé direito do ambiente for alto, é possível criar um espaço de estudo e de descanso no mesmo cômodo. Como passamos a menor parte do tempo deitados na cama, a altura do teto em relação ao nosso corpo não possui tanta influência no conforto proporcionado pelo ambiente para a realização das nossas atividades.

Já é possível encontrar muitas opções de camas e escrivaninhas verticais no mercado, visto que os ambientes estão cada vez mais reduzidos. Dessa forma, a indústria já busca as melhores soluções para esses espaços.

3. Aproveite todos os cantos da casa para otimizar os espaços

Alguns apartamentos possuem divisões nas plantas que não são funcionais e nem complementam a estética do espaço. Pilares mal alocados, ambientes com paredes inclinadas e cantos triangulares, por exemplo, podem se tornar uma enorme dor de cabeça na hora de decorar e organizar um espaço.

Para otimizar os espaços esquecidos, pense em soluções que escondam esses problemas e que tragam funcionalidade para o seu ambiente. Por exemplo: um canto triangular pode servir de apoio para prateleiras, organizando taças e objetos na sala de jantar. Projete as prateleiras de acordo com o tamanho disponível e, se desejar, crie uma porta de espelhos para ampliar o espaço — ou até mesmo de um material com acabamento igual ao das paredes, escondendo esse cantinho secreto.

Otimizar os espaços da sua residência se torna uma tarefa fácil quando colocamos ideias e soluções criativas em prática. Em alguns casos é necessário pensar e planejar pequenas reformas para encontrar o resultado desejado, mas antes disso, coloque em prática as nossas dicas e traga mais funcionalidade para os seus espaços, facilitando a circulação e a convivência de pessoas no seu ambiente.

Gostou das nossas dicas para otimizar os espaços? Então compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

Sobre o autor

Perspectiva

Perspectiva

Uma empresa nova no mercado que já nasce com 15 anos de experiência, fruto das atividades anteriores de seus sócios no mesmo ramo.

Deixar comentário.

Share This
Navegação