Artigos

Como cobrar condomínio atrasado sem causar constrangimentos?

como-cobrar-condominio-atrasado-sem-causar-constrangimentos.jpeg
Perspectiva
Escrito por Perspectiva

Todo síndico já passou pela difícil situação de ter que lembrar seus condôminos que existem valores em atraso. E não adianta fingir que está tudo bem. As contas do condomínio vão chegando e, para o perfeito funcionamento e cumprimento das suas obrigações, é preciso cobrar os esquecidos.

Mas, como cobrar condomínio em atraso sem causar constrangimentos? Abaixo, relacionamos uma série de dicas que te ajudarão a manter as contas em dia, sem deixar os condôminos em maus lençóis. Confira!

Formas não recomendadas para cobrança

A melhor forma de entender como se deve cobrar condomínio em atraso é compreendendo o que não pode ser feito. Para isso, separamos alguns dos erros mais comuns que você deve evitar:

Realizar cobranças em público

Independentemente do tom de voz que você utilizar ao cobrar um condômino em público — na frente de outros morados ou de visitantes —, você está violando o direito à intimidade daquela pessoa e expondo-a a uma situação constrangedora.

Divulgar nome dos devedores

Muito comum em condomínios com gestão menos profissionalizada, a cobrança feita em murais de aviso ou por meio da divulgação do nome dos devedores em reuniões e cartas encaminhadas para todos condôminos. Essa atitude é judicialmente incorreta e deve ser evitada!

Restringir acesso a áreas sociais

Apesar de adotada por grande parte dos síndicos, a prática de restringir o uso das áreas em comum do condomínio — como quadras de esportes e salões de festas — ainda levanta discussões jurídicas a respeito da legalidade. Então, na dúvida, melhor não praticar.

Vetar a utilização dos meios de acesso

Ao proibir a utilização de meios de acesso à propriedade (apartamento, por exemplo), como a restrição do uso de elevadores para os moradores em débito, a justiça entende que é aplicado um castigo físico. Portanto, mesmo que os elevadores tenham acesso por senhas, consulte um advogado antes de adotar essa medida drástica.

Maneiras de cobrar condomínio em atraso

As formas mais adequadas para cobrar as taxas atrasadas são as amistosas. E para obter maior sucesso na cobrança dos condôminos, separamos algumas dicas para facilitar essa árdua tarefa:

Conscientize os moradores

Manter os proprietários bem informados sobre a importância do pagamento das taxas para a manutenção dos serviços do condomínio é um importante passo para reduzir a inadimplência. Nesse esforço, cartazes e reuniões de prestação de contas ajudam muito.

Encaminhe SMS lembrando do vencimento

Várias pessoas simplesmente se esquecem das datas de vencimento das contas. Por isso, encaminhe mensagens de texto (SMS) para os condôminos alguns dias antes do vencimento das taxas para lembrá-los do compromisso. O mesmo pode ser feito dias depois do vencimento — para aqueles que não registraram o pagamento. Mas seja simpático no texto, ok?

Protocole uma carta de cobrança

Ao constatar o não pagamento, comece a requisitar o condomínio atrasado por meio de uma carta de cobrança. Basta apenas encaminhar ao morador ou convidá-lo à sede administrativa para entregar a carta. Mas é importante protocolar a entrega, colhendo assinatura de quem a receber.

Se possível, proteste

Em alguns estados, é possível fazer o protesto da dívida dos condôminos. Caso isso seja possível, é uma opção válida que resultará no encaminhamento do nome do morador em débito ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fazendo maior pressão para o pagamento.

Acione judicialmente

Em último caso, o acionamento da justiça para cobrança dos dividendos deve ser feita — quando a dívida tem, pelo menos, 30 dias de atraso. A partir do início de 2016, o processo de cobrança foi facilitado com a definição de títulos executivos extrajudiciais. Agora, basta fazer a citação do condômino devedor pelos Correios com uma carta registrada. Ele terá três dias para apresentar defesa ou a justiça poderá penhorar suas contas bancárias e até mesmo o imóvel.

Como você pode ver, a melhor forma de cobrar condomínio em atraso é adotando uma postura amigável com os proprietários e, em hipótese alguma, expondo-os a situações constrangedoras. Não havendo sucesso, é direito do condomínio acionar a justiça para não ser prejudicado economicamente.

Gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre como cobrar condomínio em atraso? Então deixe seu comentário!

Sobre o autor

Perspectiva

Perspectiva

Uma empresa nova no mercado que já nasce com 15 anos de experiência, fruto das atividades anteriores de seus sócios no mesmo ramo.

Deixar comentário.

Share This
Navegação