Artigos

Como dar adeus à briga de vizinhos de uma vez por todas?

como-dar-adeus-a-briga-de-vizinhos-de-uma-vez-por-todas.jpeg
Perspectiva
Escrito por Perspectiva

Morar em um apartamento significa (quase sempre) ter uma grande quantidade de vizinhos. Ter outras pessoas morando por perto pode ser uma grande vantagem, visto que você pode contar com elas para receber uma correspondência enquanto estiver ausente, ou mesmo fazer novos amigos. Mas, como você já deve saber, um vizinho ruim pode ser uma pedra no seu sapato.

Se um vizinho começa a causar problemas, isso não significa que você precisa fazer as malas e se mudar para uma casa isolada. Em vez disso, siga estas táticas incríveis que preparamos para lidar com a situação de forma eficaz e acabar de vez com a briga de vizinhos!

1. Deixe os vizinhos saberem o que está acontecendo

O desconforto pode ser completamente óbvio para você, mas, se você não informar ninguém do que acontece, há chances dos seus vizinhos nem sequer saberem que estão sendo um incômodo.

Sendo assim, não assuma que eles estão sendo intencionalmente rudes. Para resolver a questão, bata à porta da pessoa que está envolvida na situação que te incomoda, apresente-se e informe o problema.

2. Comunique-se por escrito somente quando necessário

Se tiver dificuldades em falar diretamente com seus vizinhos, você pode deixar um bilhete ou enviar um e-mail explicando a situação. No entanto, isso pode ser arriscado, porque textos podem ser facilmente mal interpretados, uma vez que não há a entonação da sua voz.

Assim, certifique-se de que sua mensagem tenha um tom amigável e informe ao seu vizinho que você gostaria de encontrar uma solução que funcione para todos.

3. Importe-se com o que realmente importa

Não dê aos seus vizinhos uma longa lista de problemas que você quer que eles resolvam. Descubra com o que você pode viver e o que realmente deve mudar, e só apresente aos seus vizinhos problemas que estão tirando o seu sossego.

4. Ofereça-se para ajudar

Dependendo do que você está pedindo para seus vizinhos, eles poderão ser mais receptivos se você se oferecer para ajudá-los a resolver a questão. Por exemplo, se você gostaria que seu vizinho não deixasse a bicicleta solta pela garagem para não atrapalhar o caminho e a passagem da área comum, você poderia ajudá-lo a instalar um suporte.

Se o problema for algo que você não possa corrigir, ajude seu vizinho a encontrar um bom profissional, como um mecânico para cuidar de um vazamento de óleo do carro, um encanador para consertar uma infiltração, etc.

Porém, não se ofereça para dar dinheiro ou contratar alguém. Muitas pessoas se ofendem com a sugestão de que eles não podem corrigir seus próprios problemas.

5. Procure ser paciente antes de retomar a briga de vizinhos

Dê aos seus vizinhos um tempo razoável para corrigir os problemas. Se eles não fizeram um esforço, retorne com um lembrete educado.

Também é importante analisar com sabedoria algumas situações. Se os vizinhos estão tocando música alta toda noite, é hora de outra queixa. Se os vizinhos são relativamente tranquilos durante a semana e agora estão dando uma festa de aniversário, coloque um tampão de ouvidos e deixe que eles festejem com o som mais alto nessa ocasião.

6. Conte com a ajuda de outros vizinhos

Esse é um bom passo a tomar se os “maus” vizinhos não mostram sinais de mudança. Se um problema está afetando você, há chances de estar incomodando outras pessoas. Converse com outros vizinhos para descobrir se eles estão dispostos a formalizar uma reclamação ao síndico. Há força nos números, e uma abordagem feita por um grupo, em vez de uma única pessoa, pode fazer com que medidas sejam tomadas mais rapidamente — e, por fim, acabe a briga de vizinhos.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Então curta a nossa página no Facebook!

 

Sobre o autor

Perspectiva

Perspectiva

Uma empresa nova no mercado que já nasce com 15 anos de experiência, fruto das atividades anteriores de seus sócios no mesmo ramo.

Deixar comentário.

Share This
Navegação