Reforma e Construção

Como lidar e evitar com as infiltrações no banheiro

como-lidar-e-evitar-com-as-infiltracoes-no-banheiro.jpeg
Perspectiva
Escrito por Perspectiva

As infiltrações constituem um dos problemas mais recorrentes nas casas e apartamentos, assim como também são motivo de grande incômodo e prejuízos. Geralmente acontecem em locais que lidam mais com a presença da água — tais como área de serviço e cozinha. E a maior frequência são nas infiltrações no banheiro.

Você está sofrendo com infiltrações? Você sabe como evitar e como lidar com elas? Se não sabe, não tem problema, pois preparamos este post com informações importante sobre o assunto. Confira!

O que provoca as infiltrações?

O bom funcionamento da parte hidráulica de uma residência deve fazer com que a água circule exclusivamente pelos canos e permaneça adequadamente acondicionada. De maneira geral, sempre que isso não ocorrer, haverá grande possibilidade de acontecer uma infiltração.

Tendo isso em mente, pisos mal colocados ou em mau estado, tubulações danificadas, rejuntes feitos incorretamente, telhados estragados e revestimentos que não sejam adequados para locais com a presença de água constituem algumas das possíveis causas da infiltração.

O que caracteriza as infiltrações?

As infiltrações deixam sinais bastante evidentes no banheiro. Vejamos alguns deles:

  • Grande umidade nas paredes.

  • Manchas de coloração escura presentes no teto do banheiro.

  • Proliferação de mofo.

  • Descamação das paredes.

  • Gotejamento.

Esses são alguns dos sinais que evidenciam o seu banheiro estar sofrendo com infiltrações.

Como lidar com as infiltrações no banheiro?

Quando as infiltrações são detectadas, o ideal é procurar um profissional habilitado para analisar a situação. Isso porque, como vimos, as causas das infiltrações no seu banheiro podem ser muitas e, de acordo com a forma pela qual elas se manifestam, a maneira de resolvê-las pode variar.

De qualquer forma, a saída mais correta e também a mais segura é optar pela reforma. Isso porque ela fará com que o problema seja resolvido integralmente e não apenas remediado.

Nesse caso, daremos algumas dicas para não deixar a umidade tomar conta do banheiro:

Atente-se à porosidade dos materiais

Em maior ou menor escala, os materiais utilizados nas obras são porosos. Materiais como o próprio concreto e revestimentos de cerâmicas — apesar de em pequeno grau — são porosos.

O que deve ser salientado é que a porosidade permite que gases e líquidos atravessem o material e causem a infiltração. Assim, quanto mais poroso for o material, mais facilmente a água o atravessará e, consequentemente, maior será o risco de acarretar uma infiltração.

Tenha cuidado com a vedação

A vedação também deve ser um ponto de atenção. Um banheiro bem vedado deve envolver uma impermeabilização feita de maneira adequada e satisfatória.

Uma impermeabilização feita com qualidade pode durar mais de 20 anos e deve, preferencialmente, ser feita durante a obra. Isso porque o preço pode aumentar demais caso seja feita apenas durante uma reforma.

Como evitar as infiltrações?

Para se precaver é necessário que, como já dissemos, a impermeabilização seja feita com qualidade, principalmente quando as superfícies estão sujeitas à umidade — tal como é o caso do banheiro.

Além disso, é interessante também realizar vistorias periódicas a fim de fazer a troca de encanamentos antigos ou estragados que possam vir a ocasionar uma infiltração.

Outra dica é evitar o uso inapropriado da furadeira. Se você desconhece a parte hidráulica da sua casa, jamais perfure as paredes: isso pode fazer com que canos sejam perfurados e, por conseguinte, ocorra a infiltração.

Seguindo essas dicas, com certeza ficará mais fácil resolver e evitar as infiltrações no banheiro. Apesar de comuns, elas podem trazer consequências bastantes danosas tanto ao imóvel quanto ao bolso.

Gostou das nossas dicas? Você sofre ou já sofreu com infiltrações no banheiro? Então não deixe de entrar em contato conosco! Temos certeza de que podemos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Sobre o autor

Perspectiva

Perspectiva

Uma empresa nova no mercado que já nasce com 15 anos de experiência, fruto das atividades anteriores de seus sócios no mesmo ramo.

Deixar comentário.

Share This
Navegação