Empreiteira

O que provoca a infiltração nas paredes? Confira!

o-que-provoca-a-infiltracao-nas-paredes-confira.jpeg
Perspectiva
Escrito por Perspectiva

A infiltração nas paredes é um dos problemas mais comuns nas residências. Ela ocorre devido à ação dos líquidos nas estruturas da construção e pode acabar se transformando em uma grande dor de cabeça caso não seja corretamente prevenida ou remediada.

Você sofre com este problema? Fique tranquilo pois preparamos um post em que detalharemos tudo para você. Fique conosco e confira!

O que provoca a infiltração?

De maneira geral, sempre que a água passa pelos elementos da construção não estando devidamente acondicionada e sem estar fluindo exclusivamente pela canalização, haverá grandes chances de haver uma infiltração.

Assim, pisos mal alocados ou danificados, tubulações estragadas, rejuntes mal colocados, revestimentos inadequados para locais úmidos, telhados deteriorados e esquadrias da parte externa não adequadamente executadas podem constituir os motivo da infiltração.

Tendo isso em mente, podemos dizer que as causas para as infiltrações podem ser de dois tipos: externa e interna. Vejamos cada uma delas:

Causas externas

As causas externas são aquelas que provém do exterior do apartamento ou da casa, tais como as chuvas ou a própria umidade do solo.

Causas internas

As causas internas se dão quando há um problema na própria casa ou nas casas adjacentes, tal como a falta de cuidados com a parte hidráulica.

O que a infiltração nas paredes pode causar?

Os problemas decorrentes da infiltração nas paredes podem ser muitos. Acompanhe a seguir os mais comuns:

  • Proliferação de mofos;
  • Descamamento das paredes;
  • Estouramento dos revestimentos;
  • Corrosão das armaduras de ferro que foram instaladas em pilares;
  • Fissuramento de concreto;
  • Gotejamento;

Como evitar as infiltrações?

Atualmente, não há grandes dificuldades em prevenir as infiltrações. Durante a própria construção ou a reforma da casa, é necessário lançar mão de soluções para conduzir a água pelos locais apropriados através de proteções físicas e químicas.

Nesse sentido, é preciso atentar-se para dois principais aspectos: em primeiro lugar, deve estar certo de que as tubulações utilizadas para condução da água são de qualidade e/ou estão em bom estado. Além disso, também é necessário realizar a impermeabilização adequada dos elementos da obra.

Em relação à impermeabilização, é preciso prestar atenção que cada local demanda um determinado tipo de processo. Por exemplo, as lajes exigem uma impermeabilização que usa materiais mais flexíveis, visto que ela está submetida ao dilatamento e à retração decorrente das mudanças climáticas.

Como evitar as infiltrações quando elas já tiverem ocorrido?

Caso as infiltrações representem um problema na sua casa, é preciso, antes de tudo, avaliar como ela está sendo expressa.

Isso porque cada tipo de infiltração envolve um procedimento distinto para resolver o problema. Por exemplo, quando a infiltração encontra-se próxima ao solo (com cerca de um metro de altura), pode ser que não tenha havido uma correta impermeabilização da fundação da construção ou que a cola do revestimento tenha sido usada de maneira inadequada. 

Já no caso de manchas de formato circular que estejam localizadas próximas aos canos ou aos registros, podem ser indicativos de que vazamentos estejam ocorrendo nas conexões. 

Dessa forma, é importante que primeiro seja identificada as causas da infiltração para, em um segundo momento, agir no sentido de resolvê-la. Nesse caso, a solução mais correta e confiável é a reforma, visto que ela fará com que o problema seja resolvido em sua plenitude e não apenas por meio de soluções paliativas.

Infiltrações jamais!

As adversidades decorrentes da ação da água podem estar presentes em qualquer fase da vida de uma construção.

No entanto, o que faz a diferença é a qualidade com que o projeto foi executado, a utilização de materiais de qualidade, a impermeabilização feita de maneira satisfatória, a adequação do sistema de construção, além de estar atento ao microclima da região.

Gostou do nosso texto? Você sofre ou já sofreu com infiltração nas paredes? Então por que não compartilha nosso texto em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro de nosso conteúdo?

Sobre o autor

Perspectiva

Perspectiva

Uma empresa nova no mercado que já nasce com 15 anos de experiência, fruto das atividades anteriores de seus sócios no mesmo ramo.

Deixar comentário.

Share This
Navegação